Manteiga de Amendoim Caseira

Afinal a manteiga de amendoim é saudável ou engorda? Essa questão foi respondida pela Nutricionista Alice Couto para a NIT.

O problema está na “forma como normalmente nos é vendida a manteiga e amendoim”, explica Alice Couto.
Se optarmos por uma opção caseira, ou de uma loja biológica, a coisa muda radicalmente, porque esta manteiga de amendoim, a saudável, “é rica em gorduras boas, que são as monoinsaturadas e polinsaturadas”, explica a nutricionista.“São estas gorduras que permitem baixar o colesterol LDL, que é o mau, e prevenir o risco de doenças cardiovasculares”, acrescenta. Além disso, esta manteiga é muito rica em proteína, hidratos de carbono complexos, vitaminas e antioxidantes.

Mas devemos saber usar este manteiga de amendoim caseira, todas são muito calóricas, logo, se não forem ingeridas na forma e altura certas podem significar um aporte calórico exagerado, que leva a um aumento de peso. “Nunca em pão branco” — e apenas duas colheres de sopa por dia, tendo em conta que “cerca de 60 gramas, que equivalem a três colheres de sopa, tem 340 calorias”.

A melhor altura para se comer manteiga de amendoim é antes ou depois do treino, porque fornece muita energia, mas também “como complemento de uma refeição, ou para saciar a vontade de comer doces, sendo que o ideal é consumir apenas umas colher em pão integral, ou pura”, conta Alice Couto.

Eu utilizei o fim-de-semana passado para repor o meu stock, e vocês? O que vão fazer este fim-de-semana?

Fonte: Manteiga de amendoim: é saudável ou engorda?

Manteiga de Amendoim
Manteiga de Amendoim
Receita de Manteiga de Amendoim Caseira
Ingredientes

  • Amendoins

Preparação
1. Depois de descascar os amendoins, leve-os ao forno por uns minutos. Isso vai ajudar a libertar os óleos.

2. Triture os amendoins num robot de cozinha e tenha paciência. Quando os amendoins ficarem com uma textura pastosa pode adicionar sal e óleo de amendoim para que fique mais cremoso ou água.

One thought on “Manteiga de Amendoim Caseira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *