Doçaria Francesa: 8 doces típicos para deliciar-se numa próxima viagem

Os famosos croissants ou a mousse de chocolate são doces muito conhecidos em França e que têm de fazer parte da sua experiência quando visitar o país. Mas existem muitos mais, como seria de esperar de um país conhecido pelos seus doces.
Se quer saber que outros doces devem fazer parte da sua experiência gastronómica, continue a leitura deste conteúdo.

Não sabes o que visitar em Paris? Espreita este post.

8 doces típicos que não pode deixar de experimentar em França

O flan é um dos doces mais conhecidos em França, um dos mais antigos e que pode ser saboreado em diversas versões. Uma das versões mais deliciosas (e que não pode deixar de experimentar na sua visita ao país)

1. Flan parisiense

O flan é um dos doces mais conhecidos em França, um dos mais antigos e que pode ser saboreado em diversas versões. Uma das versões mais deliciosas (e que não pode deixar de experimentar na sua visita ao país) é o flan parisien.

Esta versão do flan é feita com os ingredientes mais comuns e ainda com creme líquido, baunilha e leite integral. O resultado deste doce tão emblemático de Paris é um topo meio amarelado, meio acastanhado, e com um sabor que o vai deixar a desejar por mais.

2. Macaron

Os macarons também são doces comuns em França e que já têm uma versão à venda em várias pastelarias portuguesas. Mas, claro, nada como provar os franceses!

Estes biscoitos coloridos têm uma textura única, dificilmente encontrada em outros biscoitos, e podem ser recheados com uma grande variedade de sabores. São, ainda, doces leves e que se desfazem facilmente na boca.

3. Crepes

Claro que os crepes não podiam ficar fora desta lista, afinal, é um dos doces que chegou a praticamente todos os cantos do mundo, nas mais diversas versões. Em França, a versão mais comum é o crepe suzette que tem um licor francês e que pode ter raspas e sumo de tangerina ou laranja.

Mas se existem tantas opções de crepes em Portugal, porque deve experimentar a versão francesa? Os crepes franceses têm uma massa muito idêntica, mas os seus recheios são de outro mundo! O seu preço não é muito elevado, portanto adicione os crepes à sua experiência gastronómica.

4. Crème Brûlée

Este doce é tão conhecido e tão associado a França que costuma aparecer em filmes, séries e outras formas de entretenimento que retratam o país. O crème brûlée é um clássico, tal como os crepes e os croissants.

Este é um daqueles doces que lhe vai deixar água na boca por causa do aspeto, com açúcar queimado por cima, e a desejar por mais, depois de provado. E, pode acreditar, tem um sabor muito melhor do que as versões que existem em outros países.

5. Éclair

Este é outro dos doces que chegou a praticamente todo o mundo e que pode ser encontrado em muitas pastelarias em Portugal. E ao contrário do que acontece em Portugal, em França pode encontrar éclairs de vários sabores.

Um dos sabores mais conhecidos em França é o éclair com recheio de caramelo levemente salgado, também conhecido como caramel au beurre salé em francês.

6. Madeleine

Estes bolinhos também já tiveram a sua receita original alterada e, atualmente, estão disponíveis numa grande variedade de sabores.

As madeleines têm os ingredientes típicos dos bolinhos (ovos, farinha, açúcar, manteiga e fermento) e ainda umas raspas de limão e nozes.

Em França, estes bolinhos são o lanche típico dos mais novos. Mas, claro, são uma excelente opção para qualquer altura do dia e acompanhados de chá ou café.

7. Kouglof

Um bolo que pode ser apreciado com uma chávena de chá ou café é o Kouglof, muito tradicional na região da Alsácia. Este bolo tem a composição típica de um bolo francês e ainda passas e amêndoas.

8. Profiteroles

E, como não podia deixar de ser, temos os profiteroles que são servidos com recheio de gelado e cobertura de chocolate quente. A junção entre o frio do gelado e o quente do chocolate são o que tornam este prato tão delicioso e único.

E se já são deliciosos em Portugal, consegue imaginar o sabor deste doce em França? Nós dizemos-lhe como é: inesquecível!

Mas há mais! Para os mais gulosos, aqui vão mais três recomendações que vale a pena experimentar em França: o Mille feuille (conhecido ‘mil folhas’), o Mont-blanc e o Pain au chocolat.

French croissants pain au chocolate.

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo
envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

One thought on “Doçaria Francesa: 8 doces típicos para deliciar-se numa próxima viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.