Surpreenda alguém especial com um avental personalizado

Farta de sujar a sua roupa com resíduos alimentares enquanto cozinha? Quer presentear a sua mãe no dia do seu aniversário? Deseja agradecer ao seu companheiro o tempo e dedicação que gasta na preparação das vossas refeições?

E porque não um avental?

É muito desagradável estar a cozinhar e, de repente, aquela gota traiçoeira de molho de tomate ou de azeite a ferver salta da panela a borbulhar, diretamente para a sua camisola nova, sujando-a, possivelmente manchando-a, ou até mesmo provocando-lhe queimaduras. Quase instantaneamente, o pensamento seguinte recorrente é: “Se estivesse de avental não teria este problema!”.

Desde os tempos antigos que se usam, sendo até um símbolo maçónico que simboliza o trabalho, pois não é só na cozinha que se utilizam aventais. São utilizados nas mais diversas profissões como cozinheiros (claro!), trabalhadores domésticos, carpinteiros, sapateiros, etc., fazendo parte da indumentária tradicional.

A sua principal utilidade é proteger a dianteira da sua roupa de nódoas ou qualquer agressão exterior. Em certos empregos são usados para higiene, bem como para fins de identificação.

Geralmente pendurados atrás da porta, são utensílios habituais em qualquer casa, mais concretamente em qualquer cozinha.

Os aventais são tradicionalmente vistos como um item obrigatório para quem faz trabalhos domésticos. A partir de meados da década de 1960, em alguns países as roupas e máquinas de lavar mais baratas tornaram os aventais menos comuns. No entanto, em muitos lugares ainda prevalece a prática de os usar.

Existem de vários tipos, como por exemplo:

· Pinafore

Semelhante a um vestido sem mangas. Maioritariamente usado por raparigas e senhoras para proteger a roupa que levam por baixo, de alguma lida doméstica.

· Tabardo

Também denominado por avental de sapateiro, é preso por laços laterias e cobre a frente e as costas da pessoa que o usa.

· Avental de babador

Surgiu quando, antigamente, comerciantes e pessoas de classes económicas mais baixas, começaram a atar um pedaço de tecido ao pescoço que caía pelo tronco e se atava novamente à volta da cintura. Foi evoluindo até se tornar no que, hoje em dia, se está mais habituado a ver e usar, com a sua alça ao pescoço ou duas em redor de cada ombro e atado à cintura com tiras.

Existem de pano, de plástico ou PVC, de borracha, de vinil, de ganga, e até em chumbo (para utilização de técnicos de raio-X), com bolso ou sem ele. Particularmente, os de uso doméstico, são geralmente de tecido.

Pois bem, remetendo então para o uso doméstico, são várias as tarefas onde o avental pode ser de grande ajuda, no que toca ao cuidado de si e da sua roupa: cozinhar, limpar a casa, ajudar as crianças com trabalhos manuais ou até mesmo em brincadeira com elas.

E então porque não, usar um avental bonito e a seu gosto, em que se sinta confortável a realizar trabalhos que não lhe apetece muito fazer? Porque não, ter um avental personalizado com a cara dos seus filhos, ou com desenhos feitos por eles? Ou até mesmo eles terem aventais com estampas de desenhos animados.

Um avental personalizado é, também, uma boa ideia para oferecer como presente a alguém importante para si. Ocasiões especiais são bons momentos para surpreender o seu ente querido com um.

Ofereça um ao seu pai, bordado com uma citação como “O melhor pai do mundo”, no dia do seu aniversário. Celebre o dia da mãe com a sua, presenteando-a com um avental a dizer “Feliz dia da mãe!”. Ou surpreenda o seu companheiro com um que diga “Bruno, o Rei do churrasco”.

Atreva-se a adornar a sua vida com um avental.

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me
um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.