Há um mês, quando isto tudo da pandemia de COVID–19 começou, tive uma consulta com a Mafalda com o objectivo de melhorar as sestas da Carolina. Ela fazia várias sestas de 30 minutos ao longo do dia e acabava por não brincar em condições porque tinha sono e ficava rabugenta passado ‘5 minutos’.
Com a Mafalda traçamos um plano: 3 sestas.
A sesta da manhã entre 1h /1h30, a sesta da tarde 1h30h/2h e a sesta da tarde de 30/45min
Durante um mês fui insistindo para aumentar a duração das sestas dela, isso significava que cada vez que ela acordava e ainda não tinha cumprido o tempo mínimo eu voltava a readormecer, mas de quase todas as vezes ali ficava eu a embala-lá durante 20 minutos ou mais e ela sempre de olho bem arregalado.
Mesmo assim durante um mês não desisti, até que ela começou acordar uns quantos dias de hora a hora durante a noite e eu comecei a dar o pifo.
Marquei nova consulta com a Mafalda de modo a definir nova estratégia (que a Mafalda concordou logo)
Portanto…a estratégia que delieamos é que a Carolina irá manter na mesma as 3 sestas, mas dorme o tempo que quiser e o mais importante: tem ser mais independente (pode ser isso que esteja a prejudicar o sono da noite).
Como é que se faz isso? Novamente com muita calma e paciência.
Se eu deixar a Carolina no berço ela não vai adormecer sozinha (para já!!!). Por isso, por agora vou ajudá-la a entrar no ritmo e ainda meia desperta vou colocá-la no berço. Eu já tentava fazer isto, mas nunca corria bem. O que acontece é que ela agora passa muito mais tempo acordada e na hora de ir fazer a sesta ela está mais cansada e tem sido relativamente fácil deitá-la no berço e acabar por adormecê-la lá (as vezes requer umas 5 tentativas, mas eu não desisto 😂).

A verdade é que a Carolina tem feito uma sesta de manhã de 45 minutos, à tarde de 1h30 e ao final da tarde de 45 minutos. 🎉
Durante o tempo que está acordada existe uma enorme rotatividade de atividades e muito colinho para a manter entretida. De noite a coisa já estabilizou mais um pouco 🙏
Contem-me a vossa experiência, como é que ajudaram/ensinaram os vossos bebés a dormir sozinhos?
Para ficares a par das novidades,
segue-me no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,
Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com
One thought on “A Carolina e o sono (parte II)”