Croissants Saudáveis

croissants saudáveis

 Uma receita de croissants saudáveis que não vais conseguir resistir!

Cá por casa somos fã de croissants, quando fazemos um brunch caseiro é algo que não pode faltar, mas não é a coisa mais saudável do mundo, pelo que me lembrei de fazer os nossos próprios croissants, com ingredientes um pouco mais saudáveis.

Vê também: Panquecas de Banana e Baunilha

Estes ficaram muito fofinhos e saborosos! Queres saber a receita? Espreita aqui:

Croissants

Ingredientes
150ml de bebida vegetal aquecida
400gr de mix de farinhas + alguma para peneirar (eu utilizei farinha de espelta, farinha de amêndoa e polvilho doce)
10gr de fermento de padeiro
1 c. de sopa de mel/agave
2 ovos
1 c. de chá de aroma de baunilha
1 pitada generosa de sal
Manteiga Ghee (opcional)
1 gema de ovo + leite para pincelar

Preparação
Aquece o bebida vegetal ligeiramente e adiciona o fermento de padeiro, o aroma de baunilha, o sal e o mel/agave. Mexe bem e deixa repousar 10 minutos.

Coloca as farinhas num recipiente, faz um buraco no meio e adiciona os ovos e preparado anterior.

Começa a envolver tudo muito bem com ajuda de uma colher de pau, quando não conseguir mais envolver, mete as mãos na massa e sova-a bem.

Forma uma bola (se for preciso adiciona mais um pouco de farinha) e deixa-a repousar durante pelo menos durante 30 minutos coberta com um pano, num sítio quente e sem correntes de ar para a massa levedar.

Numa superfície limpa coloca um pouco de farinha e dispõe a massa sobre a mesma, faz um rolo com a mesma e divide o rolo em +/- 5 bolas

Estica cada uma das bolas até obter uma forma redonda com ajuda de um rolo da massa e coloca manteiga ghee entre camadas.

Com uma faca divide a massa em 16 ou 8 triângulos e enrola-os.

Dispõe os croissants numa travessa forrada com papel vegetal e deixa repousar mais 10 minutos, cobertos com um pano.

Pincela os croissants com a gema de ovo + 1 colher de sopa de leite e leva ao forno +/-15 minutos ou até ficarem douradinhos.

A receita rende cerca de 16 mini croissants ou 8 croissants normais. Podes congelar alguns, depois é só tirar do congelador um pouco antes de consumir, levar ao forno ou ao microondas e ficam como se tivessem sido acabados de fazer!

croissants saudáveis

Serve morninho com um queijinho fresco e/ou uma compota sem açúcar. Vais resistir? Nós não conseguimos!

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo
envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

10 thoughts on “Croissants Saudáveis

  1. Essa manteiga onde se compra? Posso utilizar outra? As farinhas as quantidades de cada são indeferente? Obrigada pela resposta pois quero muito fazer estes deliciosos croissants.

    1. Olá Maria,
      pode usar outra manteiga, mas vai remover a parte do “saudável”. A manteiga ghee seria uma opção mais saudável à manteiga tradicional, mas pode também omitir e o seu croissant será ainda mais saudável. Relativamente às farinhas tente colocar sempre mais ao menos a mesma quantidade de cada, neste caso eu utilizei 200gr de farinha de espelta, 150gr de farinha de amêndoa e 50gr polvilho doce. Pode omitir o polvilho doce e utilizar apenas 200gr de farinha de espelta e 200gr de farinha de amêndoa. Beijinhos

  2. Como é colocada a manteiga na massa? Amolecida ou pincelada derretida?

    Obrigada (:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *