Foi ainda no final de 2016, quando estava a fazer as resoluções para 2017 e a “fechar” mentalmente o ano de 2016 que decidi que 2017 seria o ano para me estrear numa meia-maratona.
Fazer numa meia-maratona era um dos meus objetivos para 2017 e inscrevi-me ainda em 2016. A prova escolhida foi a EDP Meia Maratona do Douro Vinhateiro, em Peso da Régua.
Na altura pareceu-me uma boa escolha, uma corrida no Norte onde posso deixar a minha pequena em casa dos meus pais e ir correr à vontade. Só mais tarde descobri que afinal esta não é das provas mais faceis, sobretudo para quem se vai estrear numa meia-maratona, mas não faz mal! Eu até gosto de um bom desafio!
Esta meia-maratona serviu também para ele manter o foco na corrida!
Vamos um grupo de 4 pessoas, nós dois e mais um casal amigo e vamos passar lá o fim-de-semana. Vamos no Sábado de manhã e voltamos na segunda e para minha sorte a minha amiga é massagista e a casa onde vamos ficar tem piscina! Uh-la-la! Eu já só penso no mergulho na piscina depois da prova e na bela da massagem! <3
Mas vamos lá ao que interessa…
Temos feito corridas em conjunto e mais longas ao fim-de-semana, mas infelizmente as últimas corridas não têm corrido muito bem e a última prova de 10km que fiz, a 12ª Corrida do Benfica (podem ver o meu resumo aqui) senti que não estava preparada ainda para a meia-maratona e os seus looooooongooooos 21km.
Por isso, intensiquei os treinos, no que toca a corrida e espero ainda ir a “tempo”, o meu objetivo para esta meia-maratona é fazê-la toda a correr, sem me preocupar com tempos.
Para além disso encontrei este plano de 4 semanas no blogue da Raquel, It’s Up To you.
O plano apresenta diferentes níveis de treino (A: avançado; I: Intermédio; P: principiante). Escolhe o teu e toca a correr!
Legenda:
RP: ritmo progressivo, visa a estratégia a adoptar no dia da prova com base na gestão das forças durante a prova. começar com um ritmo suave e ir acelerando progressivamente até se estar muito perto do ritmo da prova.
RA: o que se pretende obter na prova para se atingir determinado objectivo;
RF: ritmo forte, corresponde a uma intensidade de 85% da frequência cardíaca máxima;
Suave: ritmo de trote, para recuperar ou num treino de rolamento apenas.
Eu vou lá estar, a correr ou a caminhar, e tu?
(de preferência a correr)
Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,
Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com