Sabias que o contato com os livros antes dos 3 anos proporciona vários benefícios ao desenvolvimento do teu bebé?


Um dos meus objetivos seria criar o hábito da leitura com a Carolina. Apesar de ela já ter feito um ano, ela é ainda muito pequena para alguns livros e histórias. No entanto existem livros adequados para todas as idades. Fui comprando, deixei-a mexer, interagir com o livro e comecei a contar-lhe histórias. Estas foram as pequenas ações (que comecei desde cedo) que espero que ajudem a criar esse hábito e quem sabe ajudá-la no seu futuro desenvolvimento na escola, na criatividade, na linguagem, no vocabulário e na escrita.
Comecei por introduzir um livrinho à hora da sesta, antes de ir dormir e tem resultado muito bem. Ela percebe que são horas de acalmar e agora já fica no miminho enquanto lhe conto uma história. Neste momento tem 3 livrinhos que rodam sempre na hora de dormir e são um sucesso:

  1. Hora de Dormir (um livrinho sobre o ritual da hora de dormir com texturas)
  2. Comptines pour s’endormir (livro de músicas em francês)
  3. Olívia, a ovelha que não queria dormir (um livro que conta a história da Olívia e com um cheirinho a lavanda incrível!)

Adquiri recentemente a Baby Box do o_mundo_dos_pequenos que trouxe imensos livrinhos e claro que a Carolina já tem os seus preferidos!

Os livros por ordem de preferência:

  1. Livro do Banho (o seu preferido)
  2. Desliza e Descobre
  3. Ouve e Brinca
  4. O que é que a Sofia procura?
  5. Livros macios

Apesar da curiosidade ela tem um bocadinho de medo do “Adivinha o som…” e ainda não brincamos com os autocolantes, mas sei que vai adorar!

Estes são os livros com música preferidos da Carolina:

  1. Se tu estás contente , este livro só dá para rodar e dá a melodia da canção “Se tu estás contente bate as palmas”.
  2. Primeiras Aprendizagens do Bebé , tem 3 músicas e imensas páginas com palavras e desenhos para o bebé começar associar. Ela adora!
  3. Canta com a Mãe Ganso, livro com 6 melodias diferentes , com respectiva música em cada página do livro. Este é o livro que ela mais gosta que até já está colado com fita-cola devido a tanto uso.

A primeira parte está feita: Introdução de livros a várias horas do dia.

A segunda parte passa por criar um cantinho da leitura, nada de sofisticado, apenas preciso de passar na IKEA para comprar umas estantes para colocar os livros e uma poltrona 🙂

Cá por casa tenho o hábito de oferecer livros pois se “o aprender não ocupa lugar”, então os livros são presentes ideais para qualquer pessoa, miúdo ou graúdo. Ainda vais a tempo de comprar estes para oferecer no natal 🙂

Para ficares a par das novidades,
segue-me no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.