A Carolina e o sono (parte III)

Categories Maternidade

O sono dos bebés coloca-nos inúmeras questões enquanto pais e é por isso que desde o início que contamos com a ajuda da terapeuta do sono Mafalda Navarro.

Espreita também: Carolina e o sono (parte II)

Aproveitamos a pandemia  de COVID19 e o confinamento para melhorar o sono da Carolina e fazer a transição para o quarto dela. Optamos pela solução montessori de ter a cama no chão porque ela adormecia mais facilmente deste modo.

Até ao final de Junho a Carolina estava a fazer 3 sestas como planeado com a Mafalda.
(A sesta da manhã entre 1h /1h30, a sesta da tarde 1h30h/2h e a sesta de fim de tarde de 30/45min).
Atualmente ela apenas faz duas sestas; a sesta da manhã e a sesta da tarde. Ela começou a fazer sestas mais longos à tarde o que levou a que a sesta de fim de tarde fosse cada vez mais tarde (por volta das 18h) e a hora de deitar também estava a aumentar para ser depois das 21h. Por isso, fizemos alguns ajustes na hora das sestas de modo a reduzir para 2 e a hora de deitar voltar para as 20h30.

Neste momento a rotina atual da Carolina é a seguinte:
1.Pequeno-almoço: Entre as 8h30 e as 9h00
2.Leite: Entre as 10h/10h30
3.Almoço: Entre as 13h00 e o 13h15
4.Leite: Entre as 15h00 e as 15h30
5.Lanche: Entre as 17h00 e as 17h30
6.Jantar: Entre as 19h00 e a 19h30
7.Leite: entre as 20h30 e as 21h00
Pode ainda fazer uma refeição de leite volta das 4h, às vezes faz duas refeições por noite. Uma por volta da 1h e outra as 5h. Se isto acontecer muitas vezes não tem fome para o pequeno-almoço.

Faz 2 sestas ao longo do dia:
1. Sesta da manhã (1h-1h30) por volta das 10h/10h30
2. Sesta da tarde (1h30-2h) por volta do 15h/15h30

Como podem ver aqui não é muito diferente da rotina anterior, o que me leva a concluir que conseguimos estabelecer uma rotina que respeita as necessidades da Carolina e é também por isso que a vamos adaptando.

Ver esta publicação no Instagram

Há medida que um bebé vai crescendo, vai mostrando necessidades diferentes, certo? Seja na alimentação, segurança, locomoção… pois acreditem que no sono também! Um bebé que é adormecido ao colo, pode dormir bem sem problema, e em determinada altura mostrar aos pais que já não está confortável. Estejam atentos aos sinais do vosso filho. Se dorme bem de dia e noite, é porque está confortável com os vossos hábitos. Se, por outro lado, alterou a qualidade dos ritmos de sono, está a mostrar-nos que precisa de alterar também a sua rotina! E pode passar pela forma como adormece. Não é obrigatório que isto aconteça, está bem? Há crianças que adormecem ao colo, e depois descansam sem problema. Por outro lado, há bebés que, a certa altura, dão sinais de que estão desconfortáveis, e precisam de dormir noutro espaço. O truque passa sempre por decifrar os sinais do bebé. Se mudou o seu comportamento, para pior, está a querer dizer alguma coisa… não desvalorizem! #osonodosbebés #mafaldanavarro #adormeceraocolo #adormecernoberço

Uma publicação partilhada por Mafalda Navarro (@mafaldanavarro) a

É preciso estar atentos aos sinais que os nossos bebés nos dão, a Carolina continua a gostar de colo, quando é para dormir encosta a sua cabecinha no meu ombro e entra em modo shutdown, mas passado uns minutos começa a mostrar-se incomodada e eu pouso-a na caminha e ela acaba por adormecer lá 🙂

Para além disso, não é muito esquisita. Consegue dormir com alguma luz e alguns barulhos (cães a ladrar, máquinas a trabalhar). Infelizmente não é daqueles bebés que adormece no carro, nem no carrinho (para já!!!).

Contem-me a vossa experiência, como é que ajudaram/ensinaram os vossos bebés a dormir sozinhos?

Para ficares a par das novidades,
segue-me no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.