Casa à prova de miúdos

Categories Maternidade

A Carolina faz hoje 4 meses, mas não tarda já anda a gatinhar e a percorrer a casa de uma ponta a outra.

Se tens um novo membro da família a caminho, um bebé pequeno ou filhos entre os 2 e os 7 anos de idade estas dicas são importantes. Já deves ter reparado que as crianças tendem a não se preocupar onde pisam, onde colocam as mãos e que a curiosidade as leva a explorar os cantos da casa de forma desastrada e imprudente. Hoje em dia é fácil evitar potenciais acidentes que podem ser inofensivos ou, por vezes, podem ser mais sérios e fazer com que a pequenada vá parar ao hospital.

Deixo-vos aqui algumas dicas usadas e aprovadas pelas mães de primeira viagem, mas também por mães com dois e três filhos!

Cozinha

Na hora de preparar as refeições diárias, pode tornar-se difícil vigiar os mais pequenos sem deixar queimar a comida. Para que não tenhas que te preocupar, é recomendado que instales protetores para os botões do fogão, diminuindo o acesso da criança aos perigos desse eletrodoméstico. Tenta manter a loiça, as panelas e os copos em armários altos, e guarda as facas, itens pesados e produtos de limpeza em armários trancados ou de difícil acesso. Coloca bloqueios de segurança no caixote do lixo e não te esqueças de desligar os eletrodomésticos que não estás a utilizar.

Sala de estar

Sei que pode ser difícil, mas se quiseres aproveitar algumas horas de tranquilidade em frente à televisão ou a ler um livro na sua sala de estar, recomendo que fixes a televisão diretamente à parede para evitar que possa cair caso a criança brinque e pule junto à televisão. Coloca protetores nas tomadas, e coloca proteções na lareira, caso tenhas. Não te esqueça de mover os candeeiros altos mais para trás dos móveis e colocar cancelas de bebés no cimo e fundo das escadas. Para as crianças que gostam de correr pela casa, uma boa dica também é colocar antiderrapantes debaixo dos tapetes.

Quarto do bebé

Este é o lugar onde o bebé ou a criança passarão grande parte do tempo, quer seja para dormir ou para brincar. Por mais que sejam crianças bem-comportadas, evita usar as decorações penduradas no berço, não uses colchões altos e instala os famosos monitores de bebé que permitem, em primeira mão, escutar e controlar tudo o que acontece no quarto sem que seja necessário estar lá. Esta dica é válida para todas as divisões da casa, mas não te esqueça de cobrir ou proteger as quinas afiadas dos móveis, e de colocar bloqueios ou grades nas janelas de fácil acesso. Evita deixar móveis junto do berço (pois a criança pode, por vezes, sentir-se mais aventureira e querer saltar de um lugar para o outro), e, por fim, escolhe cores mais pastéis para o quarto, para obter uma atmosfera mais calma e acolhedora.

Partilhem comigo mais medidas tomaram para tornar a vossa casa mais segura!

Para ficares a par das novidades,
segue-me no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.