O que fazer antes de engravidar

Categories Gravidez, Maternidade

De forma a que a gravidez corra de maneira mais tranquila e saudável possível existem uns quantos cuidados que podemos ter antes de engravidar.

A primeira passa por marcar uma consulta de ginecologia/obstetrícia e uma consulta pré-conceção no centro de saúde (gratuita).

Nesta altura o médico vai recomendar a suplementação de ácido fólico e uns quantos exames e análises que permitem a despistar de várias doenças, como a hepatite B, rubéola, toxoplasmose, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. É importante que referir que a vacinação deve estar em dia.
Para além disso, por volta das 32 semanas é administrada a vacina da TDPA, uma vacina combinada contra a tosse convulsa, o tétano, e a difteria, em doses reduzidas. Assim o vosso bebé fica protegido à toma da vacina que será por volta dos 2 mesinhos. Se o vosso bebé for nascer no inverno e a vacina da gripe já estiver disponível para a toma (entre outubro e março) também podem solicitar no vosso centro de saúde (não é obrigatória).

Muito importante, verificar se existem problemas a nível da tiroide, diabetes, artrite reumatóide, doenças renais, tensão arterial, ou problemas de coração.
Não fiz previamente qualquer exame à tiróide, mas também não tinha qualquer sintoma. O primeiro exame que fiz mostrou valores alterados e a verdade é que neste momento não sabemos que a condição já existia antes da gravidez.
Por volta das 28 semanas também tive uma crise de cólica renal e como também não fiz um exame anteriormente (nem tinha qualquer sintoma) também não sabemos se esta condição foi causada devido à gravidez.

Portanto, aqui o meu conselho é… para além dos exames que o médico vos passe peçam um exame à tiroide (para medir o nível de TSH e depois logo se vê) e uma ecografia aos rins. Se for necessário eliminar alguma pedra maior conseguem fazê-lo antes de engravidar porque depois não podem fazer qualquer tipo de tratamento a não ser anti-inflamatórios e aguentar!

Outra coisa a ter em conta é o peso, nem a mais nem a menos! Se estiver com alguns quilinhos a mais o melhor é começar a introduzir exercício físico no seu dia-a-dia e melhorar a alimentação de modo a diminuir o risco de complicações. Se estiver abaixo do peso é melhor ganhar alguns quilinhos! 🙂

Ter hábitos saudáveis de higiene oral e consultar o dentista é muito importante, mas assim que engravidarem vão ter direito cheques dentista pelo SNS (máximo de 3 cheques-dentistas por gravidez) que podem ser utilizados como prevenção, diagnóstico e tratamento (até 5 tratamentos por ciclo de cheques). Para mais informações podem consultar aqui.

Um passo muito importante para quem quer engravidar é eliminar o stress (o que nem sempre é fácil), mas estudos mostram que o stress pode provocar parto prematuro e pode inclusive atrapalhar na hora de tentar engravidar, a ansiedade e o estresse alteram, sim, a fertilidade.

Namorar muito e sempre! Nesta altura os casais começam-se a prender à janela de fertilidade (o que aumenta a carga de ansiedade!). Não fiquem nervosos se não acontecer ao final de 1/2 mês após abandonar o método contraceptivo. É normal!
Se, após 12 meses de tentativas, não conseguir engravidar, não desespere. 
Deve procurar ajuda médica, no seu centro de saúde ou num particular de modo a analisar causas/problemas (femininos e/ou masculinos) que interferem na conceção. Poderá ser encaminhada a uma consulta de apoio à fertilidade e o SNS, em termos de financiamento, garante: Todos os tratamentos de Indução de Ovulação e até 3 ciclos de Inseminação Intra-Uterina. Para mais informações consulte aqui.

Um novo membro da família é também mais um encargo no final do mês, por isso comece a poupar! Desta forma irá conseguir comprar todos os essenciais que o seu bebé necessite sem ter que andar a fazer ginásticas e conseguir pagar tudo no final do mês.

Para ficares a par das novidades,
segue-me no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.