Diário Gravidez : 28 Semanas

Categories Gravidez, Maternidade

Estamos atualmente de 28 semanas e estava tudo a correr bem…até esta semana em que tive que ir de urgência por causa de uma dor na lombar.
Uma dor que era bem conhecida devido às minhas crises de lombar (culpa da escoliose), mas uma vez que a dor irradiava para a barriga e durante a gestação não posso tomar o SOS que me foi recomendado para alívio das dores dirigimo-nos às urgências. A dor era insuportável (9 numa escala de 0 a 10), tão intensa que era acompanhada de vómitos…

No entanto, aquilo que eu achava que era uma crise de lombar era na verdade uma cólica renal. Algo supostamente comum durante a gravidez. 

Apesar da gravidez não ser um fator predisponente à esta condição, alguns fatores presentes durante este período contribuem para a sua manifestação. Não tenho qualquer registo de pedras ou problemas nos rins antes da gravidez e após análises, recebi medicação para o alívio das dores e após isso realizei uma ecografia, onde se verificou a presença de cálculos renais e o rim dilatado, mas esta ecografia não capaz  de fornecer diagnóstico conclusivo. Para ter certeza só realizando um TAC, mas visto que tem impacto na baby Carolina não foi recomendada a sua realização. 
A medicação foi prescrita foi a possível tendo em conta o fato de estar grávida e com o intuito apenas de promover o meu conforto através de analgésicos. Para além disso, foi ainda recomendado descanso e muita hidratação para tentar expulsar os cálculos renais existentes de forma natural. (As medicações específicas para expulsão dos cálculos utilizadas nestes casos não são recomendadas grávidas.)

Irei repetir novamente a ecografia nas próximas 4 semanas e para além disso devo estar atenta aos seguintes sintomas:
– Sinais de infecção urinária
– Sangue na urina
– Febre
– Dor aguda
– Grande quantidade de contrações uterinas

Já alguma mamã passou pelo mesmo? Como foi a vossa experiência? Como lidaram com isto ?

Para ficares a par das novidades,
segue-me no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

1 thought on “Diário Gravidez : 28 Semanas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.