A iRobot, líder em robots de consumo, lançou no final de Setembro o novo Robot Aspirador Roomba® e5 e nós fomos convidados para uma apresentação intimista do mesmo e trouxemos um para casa.
A verdade é que já andava a namorar um destes robots há algum tempo e esta foi a oportunidade ideal. Ficamos a conhecer alguns modelos e o que chamou a minha atenção foi o Roomba e5.
Estas são as características que o destacam dos restantes:
- Poder de sucção 5x maior em comparação com modelos anteriores.
- Sistema de limpeza de três fases que usa escovas duplas de borracha.
- Sensores Dirt Detect™ que alertam o Robot Aspirador Roomba e5 para concentrar a limpeza em áreas específicas com mais sujidade.
- Recipiente lavável.

Todos os modelos apresentam escovas de cerdas, mas este robot tem umas escovas exclusivas de borracha flexível que se adaptam aos diferentes tipos do pavimento e mantêm o contacto direto com madeira e tapetes e proporcionam assim uma melhor limpeza.
A sessão foi bem esclarecedora e vim toda motivada para testar o novo Roomba e5.
O primeiro teste aconteceu após a casa ter sido limpa e eu nem queria acreditar na quantidade de pó que ele acumulou no depósito!!
A verdade é que ele aspira MESMO a sujidade, pó e pelos invisíveis a olho nu.
Para mim, que sofro de rinite alérgica este passou a ser o meu novo melhor amigo, pois noto diferenças desde que tenho este amiguinho.

Em minha casa, o Roomba e5 limpa durante mais ao menos 1h30, após isso regressa automaticamente à dock para carregar bateria e estar pronto para uma nova limpeza.
Para iniciar a limpeza, basta carregar no grande botão que diz “CLEAN”, no entanto, através da aplicação iHome é possível programar limpezas, ver o estado do Robot, consultar o histórico, visualizar o tempo da limpeza juntamente com os eventos de sujidade detetada e se o Robot está com a bateria carregada, mesmo quando estou fora de casa.

Para isso, bastou configurar o Robot e conectá-lo à rede Wi-Fi de casa. Assim posso iniciar a limpeza mesmo não estando em casa. A verdade é que o melhor é mesmo colocar o Robot a fazer a limpeza quando não estamos em casa, apesar de ele não fazer muito barulho é sempre um zumbido que acaba por incomodar.
Juntamente com o Robot vem um acessório com a função de barreira par delimitarmos a área de limpeza e tem dois modos: o Modo Virtual Wall® para limitar a área de limpeza do Robot e o Modo Halo que mantém o robot afastado de objetos.
É óbvio que também fiz o teste para ver se ele não se suicidava e a graças aos sensores de deteção de desnível o robot não cai de escadas ou de desníveis.
Também testei aquela que era a minha maior preocupação: TAPETES.
Uma vez que sofro de rinite alérgica eu não tenho muitos tapetes em casa, mas ainda tenho alguns. O aspirador porta-se muito bem na maior parte deles porque são baixinhos e de pelo curto. No entanto, tenho um de pelo comprido e ele sobe, começa a “lutar” e acaba por ficar encravado, mas é o único caso.
A limpeza do aspirador não podia ser mais simples: retirar o depósito, despejar o lixo e passar por água.
Estou super contente com o meu novo amigo. É tão bom chegar a casa e ter tudo limpo.
Espreita aqui este pequeno vídeo :
Para ficares a par das novidades,
segue-me no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,
Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com
Olá 🙂 gostava de saber se ele sobe tapetes de pelo curto com cerca de 12mm de altura, caso tenha algum assim mais alto.
Olá Mariana, tenho um de pêlo comprido e ele sobe, mas nao sei se tem 12 mm de altura. Ele por norma até sobe a barra de apoio da poltrona do ikea: https://www.ikea.com/pt/pt/p/pello-poltrona-holmby-cru-50078464/
🙂