Treino de Core para quem corre

Categories Fitness e Cenas

Quem corre não só precisa de força nas pernas como preciso também de um core forte. Deixo-te aqui algumas dicas e exercícios para o teu treino de core.

No final de um dos treinos com os Running Espinho, um dos monitores disse-me que tinha bastante força nas pernas, mas precisava melhorar o meu core.
A verdade é que desde que fui operada (tive dois meses parada), fui-me desleixando porque fui tendo sempre receio de treinar o core e sinto mesmo muita diferença.

Voltei às corridas há cerca de um mês e reparei que a fadiga aparece muito mais cedo e que sou incapaz de manter o ritmo ao longo de toda a corrida.
Ontem quando o monitor me disse que devia treinar o core, fez-se uma luzinha e resolvi investigar mais.

Para quem ainda não está familizariado, o Core é responsável por dar suporte e estabilidade à região pélvica, lombar e quadril, ou seja, é um estabilizador do tronco que permite ser melhor na prática de corrida (e outras atividades), ajuda a evitar lesões e a fadiga.

Caso o core não seja forte o suficiente, o nosso corpo é obrigado a criar alternativas motoras e outros músculos sofrem uma sobrecarga, diminuindo assim a eficiência do treino e aumentando o risco das lesões (que não é o caso, ainda).

Por isso, é importe treinar para um CORE forte, isso irá permitir movimentos com mais destreza e eficiência, gastando menos energia.

Dicas para o teu treino de core:

  • Menos é mais! Executa bem e controla o movimento, é mais importante do que acabar rápido. Faz menos repetições e devagar.
  • Exercício por tempo. Dá preferência em executar os exercícios por tempo e não por número de repetições. Aguentar posturas por mais tempo é mais vantajoso.
  • Evolução. Começa de forma devagar e tenta melhorar a cada semana: aumentar repetições, séries e o nível de dificuldade do exercício.
  • Exercícios laterais. Inclui também uns quantos exercícios para os músculos do glúteo médio e abdominais laterais.


Sem tempo para treinar?
Inclui o teu treino de core no final de um treino de reforço muscular ou de um treino de corrida de baixa intensidade.

Deixo-te aqui a base de treino que vou começar a fazer de agora, pelo menos duas vezes por semana:
Treino de Core

 

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo
envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.