Dicas para caminhar e correr no frio

Com a chegada do frio e do Inverno para além de se fazer uma troca no guarda-vestidos é também necessário mudar o equipamento para caminhar e/ou correr no frio. Os cuidados a ter são poucos, mas importantes!

Com temperaturas baixas, o corpo inevitavelmente perde mais calor assim como tem maior dificuldade em manter a temperatura interna. Para evitares lesões e constipações/gripes lê estas dicas para correr no frio.

Deixo-vos aqui algumas dicas para caminhas e correr no frio, assim como algum equipamento essencial para enfrentar as baixas temperaturas.

1. Aquecer e Alongar
Se não o fazes habitualmente tens que te forçar agora no inverno para fazeres um pequeno aquecimento e alongamento, conta com 10 a 15 minutos no início do treino e aproximadamente o mesmo no final. Deves também iniciar a corrida devagar, a uma velocidade mais baixa que a habitual.

2. Hidratação
Não temos que nos preocupar apenas com lesões, mas também com queimaduras. Um bom creme de rosto, assim como batom do cieiro e beber bastante água. Sempre acompanhado de uma alimentação saudável e equilibrada. Dica: Coloca vaselina no rosto para o proteger do frio e do vento e um protetor solar em dias soalheiros”.

3. Equipamento
Controla o frio através de camadas. Opta por camisolas de mangas compridas e leggings. Se estiver a chover usa um bom impermeavel de material respirável para que tanto o calor como a humidade possam passar.  Se correres à noite não te esqueças das tiras refletoras e de uma lanterna.
Podes também usar um gorro térmico, umas luvas e até uma bandana ao pescoço, com a opção que esta dá para cobrir o rosto se fizer muito frio.

4. Banho
Não deves demorar muito para tomares o banho após o treino
“Uma variação brusca de temperatura, aliada à alteração na janela de imunidade, faz com que cresçam as chances de sofrer com as consequências de uma gripe ou de problemas respiratórios.” Por isso, faz um último sprint até casa e entra no banho.  Se não tiveres essa hipótese leva contigo uma muda de roupa e bebe algo quente.

Eu prefiro temperaturas mais frescas para correr, assim aproveito para melhorar o meu rendimento e fazer distâncias mais longas.

Costumas correr no inverno? Quais são os cuidados que costumas ter?

Gostaste deste guia para enfrentar o frio? Se sim, comenta e partilha o artigo!

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *