Como melhorar a postura

Recebo todos os updates da Kayla Itsines, já fiz o circuito Beach Body Guide dela e tive bons resultados. Para além disso, gosto bastante dos artigos dela, este último era de como melhorar a postura e resolvi partilhar e falar um pouco sobre este assunto.

Ter uma boa postura tem um enorme impacto nos níveis de conforto no dia-a-dia. Quando se tem uma boa postura, os músculos e  as articulações funcionam melhor, porque são mais eficientes. Acabamos por ter um melhor equilíbrio, uma maior flexibilidade e acabam as dores de costas (ou grande parte delas).

Somos cada vez mais sedentários e passamos mais tempo sentados que a mexer-nos e isso tem um forte impacto na nossa postura. Por exemplo, eu trabalho grande parte do dia sentada, passando 8h em frente do computador ( e tenho uma ligeira escoliose) por isso ando quase sempre curvada.
Tenho sempre alguém a chamar-me atenção  para endireitar as costas. No ginásio, é a Joaninha que me está sempre a dar cabo do juízo, mas eu sei que é para o meu bem.

Graças a este sedentarismo e a postura incorretas, mesmo quando estamos sentados,  os músculos vão-se tornando “preguiçosos”, ou seja, ficam fracos porque não os ativamos quando é suposto.

Então, como melhoramos/corrigimos a nossa postura?

Primeiro é preciso:
1) Tomar consciência da nossa postura ao longo do dia.
2) Encontrar as posições mais comuns e tentar melhorá-las.

Se formos ao longo do dia tomando consciência da nossa posição e a tentando melhora-la sempre que fazemos isso, daqui a uns tempos ela já será a nossa posição normal.

Sempre que sinto que estou numa posição mais desleixada na cadeira, faço o seguinte:
– Encosto as minhas costas à cadeira;
– Abro o peito e coloco os ombros para trás;
– Contraio o abdominal;
– Garanto que as minhas pernas estão dobradas num ângulo de 90º

E vou fazendo este “exercício” sempre que tomo consciência da minha posição.

Podemos também fazer exercícios que fortalecem os músculos das costas e da região abdominal. Por isso, é que comecei a frequentar a aulinha de Pilates todas as Quartas de manhã, com a minha linda Joaninha, mas isso já merecia um post!

E vocês, costumam andar curvados?

Para ficares a par das novidades,
segue-me no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

468x60_Saude

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *