REVIEW // TomTom Runner 3 Cardio

Quando me comecei a dedicar a sério à corrida resolvi escolher um relógio para me auxiliar nos treinos.
Após alguma pesquisa resolvi optar pelo TomTom Runner 3 Cardio.

O que me levou a optar por este modelo foi um desconto de 20% de desconto com o código do Correr Lisboa e do monitor de ritmo cardíaco ser no pulso, sem necessidade da banda ao peito.

INTERFACE

Para quem já estava habituado às versões antigas, o Tom Tom Runner 3 Cardio  continua com display monocromático otimizado para ser visto sob a luz do sol, com uma luz noturna e possui um único botão direcional para navegar na interface do relógio.
Ao início é um pouco confuso de perceber o seu funcionamento, mas bastam alguns minutos para saber como explorar todos os recursos do relógio.
A ecrã inicial mostra as horas. Um toque para baixo e abre as configurações. Nas configurações é permitindo ligar/desligar alarmes, fazer a sincronização com o telemóvel e ajustar os dados pessoais.
Um toque para a direita estão todas as atividades disponíveis. É posíivel iniciar uma atividade, configurar o treino e ver o histórico de exercícios. É super fácil definir objetivos diários e semanais, assim como definir o objetivo para cada tipo de treino.
Um toque para a esquerda e é possível verificar o progresso diário e semanal como os passos, distância, calorias queimadas e duração de sono.

FUNCIONALIDADES

Uma das vantagens deste relógio é a sua funcionalidade Multidesporto. Podemos usar o relógio para corrida, ciclismo. natação, passadeira rolante, finásio, ciclismo indoor e muito mais.
Quando está em “modo de descanso”, ele regista o ritmo cardíaco em intervalos regulares, os passos, os minutos ativos e calorias queimadas durante todo o dia.

Ele ainda é capaz de monitorizar o sono, mas considero o relógio um pouco grande e incomodativo para ser dormir com ele. A pulseira da Jawbone era mais pequena e não incomodava tanto.

TREINO
O relógio consegue apanhar rapidamente o sinal de GPS, à excepção de quando tem pouca bateria.
Durante uma corrida, o relógio mostra a distância percorrida, a hora, o tempo decorrido, o ritmo médio, o ritmo atual, os batimentos cardíacos e as calorias queimadas. Mesmo com sol, o ecrã tem uma ótima legibilidade sob a luz do sol.
Se definirmos algum objetivo como ritmo, velocidade, quilómetros ou ritmo cardíaco ele vibra dando uma informação especifica dependendo do objetivo traçado.
Por exemplo, se eu definir um intervalo de ritmo para a corrida ele vibra se eu tiver acima ou abaixo e quando eu estou dentro do intervalo do ritmo definido.
Também é possível escolher para treinar usando zonas de frequência cardíaca. Existem cinco zonas diferentes: fácil, fitness, cardio, velocidade e sprint. É possível configurar cada zona e em seguida decidir em qual zona precisas treinar para atingir os teus objetivos.

Fonte da imagem: www.tomtom.com


SINCRONIZAÇÃO

Os dados são sincronizados na aplicação TomTom MySports — que é também capaz de sincronizar os dados com app’s bastantes conhecidas como o RunKeeper, Strava, Endomondo ou NikePlus+.

A aplicação TomTom MySports recebeu um update na interface e está muito mais clean e simples. Na aplicação é possivel ver o histórico das atividades realizadas, assim como informações acerca de recordes pessoais. Exemplo: Corrida mais Longa, Ritmo mais rápido, entre outros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

RESUMO
Uso o relógio todos os dias e tenho que o carregar semanalmente.
É possível  sincronizar os dados do relógio através do bluetooth, mas passados 6 meses em continuo sem perceber muito bem qual é o truque para ele começar a sincronizar. Prefiro chegar a casa e ligar o cabo ao computador e sincronizar os dados.
No geral eu gosto do relógio e adequa-se aos meus treinos muito bem, mas o relógio ainda tem que evoluir.
É necessário melhorar o sistema de sincronização com o telemóvel, seria também uma boa funcionalidade ter a opção de ver os tempos parciais no relógio, mas essa opção só está disponível no telemóvel.

Para os amantes de trail, ele tem uma bússola integrada e um modo de exploração de percursos. Para quem gosta de explorar novos lugares, é possível carregar trilhos em formato GPS Exchange (.gpx) para o relógio através da  aplicação TomTom MySports.

Especificações Técnicas:

  • Resistência a água: 40m
  • Medições de atividade: Passos, minutos em atividade, distância, calorias queimadas e sono
  • Indicado para: Caminhada, Corrida, Ciclismo, Natação
  • Resolução do visor 144 x 168
  • Dimensão do visor 22 x 25 mm
  • Tamanho do pulso 145-206 mm
  • Dimensão do Visor: 22 x 25 mm
  • Peso do Produto: 50 g
  • Sensores (internos) Sensor de movimento (acelerómetro + giroscópio), bússola, monitor de ritmo cardíaco ótico
  • Sensor (sem fios) Bluetooth® Smart
  • Alertas  Alerta sonoro e vibração 

    JÁ CONHECES O TOMTOM RUNNER CARDIO? QUAL É O RELÓGIO QUE USAS? DEIXA A TUA OPINIÃO.

    Para ficares a par das novidades,
    segue-nos no Facebook aqui
    e/ou no Instagram @elacozinha,

    Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

    468x60_Saude

2 thoughts on “REVIEW // TomTom Runner 3 Cardio

    1. Sabes o mais incrível é que filmei hoje um vídeo para mostrar a minha dificuldade e ele sincronizou à primeira.. inacreditavel!! É só mesmo para contrariar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *