Clara de Ovo, a grande aliada na recuperação muscular

Cá por casa tenho sempre um ou mais pacotes de claras pasteurizadas no frigorífico. Desta forma acabo por não desperdiçar a gema dos ovos normais. Uma vez que tento comprar sempre ovos de galinhas criadas ao ar livre, logo são mais caros, acabo também por poupar algum dinheiro.

Comecei a ter as claras de ovo cá por casa por serem muito ricas em proteína – uma clara contém 3,6g de proteína, é rica em vitamina B2 e selénio, potássio e sódio.  É uma proteína de alto valor biológico (AVB) e possui todos os aminoácidos essenciais.

É uma proteína de origem animal e possui quantidades significantes de BCAAs, que contribuem para o anabolismo e o anti-catabolismo muscular. É ainda rica em outros aminoácidos que são de alta importância no corpo como a L-Glutamina, que está relacionada com a diminuição da fadiga muscular, entre outros aspectos. Por ser de Origem animal não é pesada como as restantes proteínas (ex.: carne), ou seja, ela é de fácil digestão.

Estes pacotes têm um GRANDE PROBLEMA, uma vez abertos têm que ser consumidos em 24h. Cada pacote tem 320g de Claras (o que é muita clara) e cada vez que abro um pacote tenho que garantir que consumo as Claras nas refeições a seguir, para não desperdiçar. No entanto, encontrei recentemente esta solução na HSN STORE: Clara de Ovo em Pó! Assim já não tenho aquela pressão. É só misturar com água e o pó transforma-se em Claras. É surreal e dá para fazer tudo, desde omeletes ao Fluff de Claras, porque elas também ficam em castelo se usarmos a batedeira!

Benefícios da Clara de Ovo (retirados do site Dicas de uma Dietista):

  • Melhora o humor e diminui a vontade de comer doces – a clara de ovo contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina melhora o humor, contribui para a sensação de bem estar e combate a depressão. Outro efeito do triptofano é a diminuição da vontade de comer doces;
  • Promove saciedade – por ser rica em proteína vai permitir maior saciedade;
  • Contribui para a formação da massa muscular – possui albumina, uma proteína de alto valor biológico (ou seja, contém todos os aminoácidos  essenciais) e que tem papel fundamental na reconstrução das fibras musculares; arginina que estimula a produção de óxido nítrico que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos (melhor oxigenação dos tecidos = melhor recuperação e energia durante exercício); e  leucina, um aminoácido de cadeia ramificada (BCAA) que minimiza os efeitos do exercício na degradação muscular e inibição da síntese de novas proteínas.

Como consumir Clara de Ovo
Existem diversas opções e sugestões para consumir a Clara de Ovo: cozida, grelhada ou mesmo frita. No entanto, NUNCA deve ser consumir na sua forma crua, devido à salmonelose.

Quando consumir Clara de Ovo
A Clara de ovo pode ser consumida a qualquer altura do dia. Pode ser interessante consumir logo ao pequeno-almoço, porque podemos combinar com alimentos doces ou antes de dormir, porque é de fácil digestão. Pode, inclusivé ser usada como pré-treino e pós-treino.

Onde comprar Clara de Ovo
Podes comprar em qualquer supermercado. Normalmente estará numa zona de frios e muitas vezes na zona da Pastelaria. A Clara de Ovo em pó podes comprar na HSN Store. Utiliza o código promocional 5HSN e tem 5% de desconto na tua encomenda.

Nota: Quando uma proteína é consumida em excesso pelo organismo ele acaba por não a utilizar para a construção de massa muscular e é descartada. Procura sempre a orientação de um nutricionista.

Foto de Destaque de Food52

 

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

 

 



468x60_Saude

One thought on “Clara de Ovo, a grande aliada na recuperação muscular

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *