Workshop “Alimentação saudável sem privação de sabor” l Kiss The Cook

Foi a convite que participei neste  Workshop Alimentação saudável sem privação de sabor que a APDP – Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e o Abbott, em parceria com o chef  Kiko Martins e a nutricionista Marta Mendes, realizaram no Espaço Kiss the Cook da LX Factory.

O objetivo deste workshop era o de confecionar pratos saudáveis e saborosos para todos, mesmo para quem tem Diabetes. Com o know-how do chef Kiko e as dicas fundamentais da nutricionista Marta.

Vamos lá ao que interessa.Neste workshop aprendemos 4 receitas:
– Salada de Trigo Sarraceno com Molho
– Tataki de Atum com Arroz Tufado
– Crumble de Frutos Vermelhos com Requeijão
– Barritas Energéticas

O mais fascinante deste workshop é que temos acesso à informação nutricional de todas as receitas, informação essa elaborada pela Nutricionista Marta Mendes.

Começamos logo pelas barritas energéticas. Fiquei bastante surpreendida por não levar tâmaras. São apenas compostas por frutos secos como amêndoas, sementes de sésamo e é a Geleia de Agave que mantém tudo unido.

A Salada de Trigo Sarraceno , que não tem nada que saber, mas adicionar o couscous de couve-flor confere-lhe um toque especial e o ovo escalfado por cima é a “cerejeira no topo do bolo”. O molho para a salada era uma espécie de maionese feita com iogurte, mas como não sou muito fã de molhos, dispenso bem. (até porque o molho leva um pouco de óleo).

Para mim, a receita mais desafiante: Tataki de Atum com Arroz Puff e puré de Edamame. Nunca tinha experimentado edamame, mas fiquei fã e pelo que o Chef Kiko diz, vende no El Corte Inglés e nos mercados do Martim Moniz. Acho que no Martim Moniz se encontra tudo! O Arroz puff deu um toque crocante a esta refeição que eu adorei. Sei que me vou repetir, mas o Puré de Edamame está simplesmente divinal!!

E para acabar em beleza: Crumble de Frutos Vermelhos com Requeijão. Confesso que foi a receita que mais me intrigou. Não é o típico crumble que estamos habituados com uma camada “rija”. Fica uma sobremesa leve e muito, mas muito docinha!

O espaço Kiss the Cook é fantástico, com muita luz natural e muito espaço. O chef Kiko foi super simpático e a Marta (nutricionista) esteve sempre a dar inputs acerca das receitas confeccionadas e como podes substituir certos alimentos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *