Workshop pequenos almoços, snacks e lanches saudáveis // Resumo

No passado dia 9 de Dezembro fui aprender a preparar ainda mais pequenos almoços, snacks e lanches saudáveis. Desta vez com a Marta, da Martilicious Food.

O workshop começou às 10h30, no Cool Cook Club em Santos, Lisboa e durante 3 horas aprendemos fazer as seguintes receitas:
– Matcha Latte
– Pudim de chia com Diospiros e Granola Martilicious
– Papas de aveia de pêra com Mix d’Amor
– Crepioca com purê de fruta e frutos secos
– Delicia de açaí com frutos vermelhos
– Barras de cereais
– Manteiga de amendoim caseira
– Trufas energéticas de Spirulina e Côco
– Trufas Energéticas de Macarroba e Figos
– Panquecas de banana e de Cacau com Morangos e Mel

Algumas fomos degustando à medida que foram sendo feitas como o Macha Latte que serviu para abrir o workshop e atuou como “despertador”, de seguida o Pudim de chia e as Papas de Aveia que foram o nosso snack a meio da manhã. O resto foi tudo degustado no final do workshop.

A surpresa do dia foi mesmo Matcha Latte (apesar de ter havido uma pequena explosão de Matcha na bancada ) . Primeiro não tenho por hábito e nunca tive de beber leite, a não ser quer fosse com chocolate, MESMO MUITO! O meu namorado diz que eu não bebida leite com chocolate, mas sim chocolate com leite.
Por isso, leite com Matcha foi sem dúvida uma nova experiência. Experiência que sempre tive medo de experimentar em casa com medo de correr mal e ficar ainda mais traumatizada. No workshop não tinha como correr mal, o Matcha Latte foi preparado pela Marta, com as medidas certas de cada ingrediente. Quando se trata de super alimentos é muito importante ter cuidado com as medidas colocadas, sobretudo no caso da Matcha, Spirulina e outros assim “potentes”.

O Pudim de Chia, já conhecia a receita e maneira de fazer, podem ver aqui a minha receita de pudim de chia que é igual. A única coisa que varia são os toppings. O pudim de chia é óptimo como pós-treino, 100gr de Chia tem cerca de 17g de Proteína, mas podem ler mais acerca desta semente aqui.

Também já estou habituada a fazer Papas de Aveia, mas aqui a Marta fez uma das receitas com Sumo de Pêra. Fiquei surpreendida, nunca pensei em fazer papas de aveia com sumo, muito menos levar um sumo a aquecer no fogão, mas o resultado é muito bom. As papas de aveia ficaram bastante docinhas!
O sumo utilizado foi da So Natural Juice, este sumo é 100% natural, sem açucares adicionados e extraídos através de um médoto que permite preservar todos os benefícios da fruta.

A seguir avançamos para a Crepioca. Eu já sabia fazer Tapioca e Crepes de Polvilho Doce, mas esta aqui ainda não tinha conhecimento.
Basicamente são só necessários dois ingredientes: Tapioca + Claras de Ovo
O topping, mais uma vez fica ao critério pessoal, mas aqui as crepiocas foram recheadas com Purés de Fruta da Purés da Horta. e mais uma vez, tudo “natural”. Estes purés de fruta são bastante diferentes daqueles que compramos no supermercado habitual. São 100% Fruta. Sem glúten,  Sem lactose e Sem açúcares adicionados.

De seguida passamos para as Delícias de Açaí, talvez a receita mais demorada, pois os cestinhos têem que ir ao forno, mas também a mais fofinha e deliciosa!

As Barras de Cereais foram feitas apenas com Aveia, Sementes e Banana para ligar. Bem diferentes das minhas habituais barritas em que utilizado tamaras medjol e não precisam de ir ao forno.

A Manteiga de Amendoim também não tem nada que saber. Podem ver a receita aqui.
No entanto, existem algumas coisas a reter:
– Utilizar amendoins de preferência torrados e de boa qualidade!(na minha receita, eles não são torrados por isso levei-os ao forno.)
– Se quisermos mais cremosidade na nossa manteiga, adicionar óleo de coco et voilá!

Passamos então para as maravilhosas Trufas Energéticas! Um grupo ficou com as de de Spirulina e Côco e outro grupo com as de Macarroba e Figos. As minhas preferidas foram as de Spirulina, por incrivel que pareça!

E, por fim, PANQUECAS!!
Eu tentei fazer uma das receitas da Marta aqui, mas elas ficaram um pouco altinhas demais. No workshop aprendi como dar a volta à questão e já estou pronta para voltar a meter as mãos da massa e fazer umas ainda melhores!
Portanto, divimo-nos novamente em dois grupos e um fez as Panquecas de banana e outro as Panquecas de Cacau.
Para as panquecas de banana a Marta sugeriu acompanhar com Kiwi golden e regadas com sumo de laranja, para as Panquecas de Cacau sugeriu acommpanhar com Morangos e Manteiga de Amendoim.

Depois das panquecas feitas e de todos os pratos na mesa, foi hora de atacar! Como o workshop acabou perto das 14h foi uma espécie de Brunch. <3

Estava tudo delicioso, mas o meu preferido foi……..
A DELÍCIA DE AÇAÍ!

Interessados em aprender com a Marta? 
Sigam-na no facebook ou Instagram e não percam os workshops dela.

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

4 thoughts on “Workshop pequenos almoços, snacks e lanches saudáveis // Resumo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *