Paris // O que visitar

A verdade é que já perdi a conta às vezes que visitei Paris, é a sorte de ter lá familiares!

De cada vez que volto aproveito sempre para conhecer algo novo ou fazer algo diferente, desta vez resolvemos fazer um “Paris Insólito” e deambular pelas ruas, mas para quem visita pela primeira vez e quer realmente conhecer a cidade vou deixar-vos aqui algumas dicas sobre o que ver/fazer e o que comer ou o que devem experimentar.
Relativamente a escolhas de onde ficar, cada dia existe mais oferta, quer através do booking ou airbnb, é só escolher conforme o budget, a rede de metro é vasta por isso não devem ter qualquer problema. Apenas assegurem-se que o vosso hotel fica perto de uma estação de metro. Se optar por usar o metro de Paris, deve comprar vários bilhetes de uma vez (packs de 10) ou verificar se vale a pena comprar dos bilhetes diários com viagens ilimitadas.

Este “Guia de Paris” vai proporcionar-te uma viagem bastante completa pelos monumentos e várias zonas da cidade.
Depois é só prepares o teu próprio roteiro de viagem.
Depois de seleccionares os monumentos, museus e sítios a visitar podes dar uma vista de olhos ao Paris Pass, que para além de  descontos em monumentos poupa tempo nas looongas filas.

paris_attraction_map

Torre Eiffel
A “cara” de Paris e um ponto que merece uma visita obrigatória.
Podem adquirir o bilhete online e poupar tempo de fila e passar à frente, caso contrário preparem-se para uma longa fila de espera.
Podem também optar por subir a Torre Eiffel a pé,  raramente tem gente, mas precisam de umas “pernas atléticas” para subir e descer pelas escadas, são cerca de 2000 degraus até ao topo. Só  até ao primeiro andar são 300, depois disso têm que ir para o elevador para ir até ao 3º andar, aí não há escolha possível.

Trocadéro
Esta é uma zona do lado oposto do Rio Sena, com vista para a Torre Eiffel. Por norma, costumo sair aqui e fazer todo o percurso até à Torre Eiffel, vale mesmo a pena.

Campo de Marte (em francês Champ de Mars)
É uma das maiores zonas verdes em Paris e um belo sítio para um piquenique ou uma soneca, porque fica mesmo colocado à Torre Eiffel. Aproveita para descansar um bocadinho aqui, se o tempo assim o permitir.

Cruzeiro no Rio Sena
Existe perto da Torre Eiffel e Notre Dame, vários barcos que fazem o percurso ao longo do Rio Sena, passando pelo vários monumentos. Um passeio a não perder se tiverem tempo.

Palácio dos Inválidos (francês: Hôtel National des Invalides)
É um enorme monumento, que inicialmente serviu de abrigo aos inválidos do exército. Hoje em dia, continua a acolher inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus. É aqui que se encontra seputlado o Napoleão Bonaparte.

Notre Dame
A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico e situa-se numa pequena ilha, rodeada pelas águas do Rio Sena e considerada o “Ponto Zero” de Paris, é a partir daqui que se começam a contar os quilómetros.

Quartier Latin
É uma área que fica na margem esquerda (sul) do Rio Sena, em torno da Universidade de Sorbonne, é conhecida pelo ambiente animado e pela área comercial, aqui podem comprar roupa usada e acessórios de marcas de luxo em segunda mão de uma forma fácil, rápida e segura! O nome deriva da língua utilizada na idade média para quem se dedicava aos estudos superiores: o Latim.

Museu do Louvre
É um dos maiores e mais famosos museus do mundo (para além de ser o mais visitado) e percorrer todas as galerias é o equivalente a fazer uma maratona.  Aqui encontram a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana,  e numerosas obras-primas dos grandes artistas como Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens.
Preparem-se para “perder” um dia inteiro aqui, mas acreditem que vale a pena! À entrada recolha os folhetos informativos disponíveis, estes folhetos vão ser úteis tanto para situá-lo como para ver quais os departamentos de arte por onde passou.

Jardins das Tulherias (francês: Jardin des Tuileries)
Este é o jardim mais histórico, mais antigo e um dos mais bonitos jardins de Paris. Entra pelo lado do Louvre e aprecia o Arco do Triunfo do Caroussel.

Praça da Concordia (fracês: Place de la Concorde)
É a maior praça da capital francesa, uma das mais famosas e palco dos acontecimentos mais importantes da história de França.

Campos Elísios (francês: Champs-Élysées)
Ao contrário daquilo que o nome indica, esta é a Avenida mais prestigiada e famosa de Paris, com cinemas, shoppings, cafés e lojas de especialidades luxuosas, basta 2 minutos aqui para perceberem o “luxo”, basta contar o número de Hummers, Ferrari’s e Mustangs que por aqui passam, entre outras marcas que desconheço completamente!

Arco do Triunfo
Este monumento, foi construído para celebrar as vitórias militares do Napoleão Bonaparte, localizado no início dos campos elísios é provavelmente o mais conhecido arco triunfal do mundo.

Galerias Lafayette
Para as doidas por compras, estas galerias são um mundo!
Mesmo que não goste de compras, as Galerias Lafayette são um  show arquitetónico por dentro e tem ainda um terraço gratuito de cair com uma vista magnífica sobre a cidade de Paris.
Vale a pena dar um saltinho aqui, comprar um docinho gourmet e apreciar a bela vista.

Catacumbas de Paris
As Catacumbas de Paris são um ossuário subterrâneo GIGANTE localizado na cidade de Paris, apenas é possível visitar um parte minúscula deste ossuário, o percurso tem cerca de 2km. Ao longo desses 2km podem apreciar as ossadas que foram dispostas nos corredores das Catacumbas com certa criatividade artística e algumas mensagens. As Catacumbas costumam ser bem concorridas da parte da manhã, por isso aconselho-vos a adquirir o bilhete online para passar à frente.

Jardins do Luxemburgo
Para mim é dos Jardins mais bonitos, decorado com imensas estátuas e pequens lados e algumas áreas dedicadas ao lazer. Tem parques infantis, campos de ténis, de basket e podem ainda fazer um passeio de ponei. 

Moulin rouge
Dos cabarets mais conhecido pelo seu moínho vermelho.
O Moulin Rouge continua a ter uma grande variedade de espectáculos para todos aqueles que querem experimentar o ambiente boémio da Belle Époque.

Montmarte
Um bairro que vale a pena conhecer e imortalizado pelo filme da Amélie Poulain, se fores visitar a Basílica do Sagrado Coração aproveita para ir a pé e conhecer um pouco mais deste bairro. As ruas estão cheias de artistas, turistas e vendedores ambulantes(claro!) .  No ponto mais alto da colina, situa-se a famosa Basílica do Sagrado Coração.

Basílica do Sagrado Coração (francês: Sacré Coeur)
A basílica está localizada no topo do Montmartre, o ponto mais alto da cidade e oferecer uma vista magnífica sobre a cidade de Paris.
Da Basílica não há nada a dizer, ela fala por si. Inspirada na aruitetura romana e bizantina, tem o formato de cruz grega adornada por quatro cúpulas, incluindo a cúpula central de oitenta metros de altura.No seu interior existem lindíssimas pinturas e abóbadas extremamente interessantes. Vale a pena a visita!

Centro Georges Pompidou
O Centro Pompidou é um espaço polivalente composto por um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo e uma biblioteca pública e espaços dedicados à musica e ao cinema. Abriga ótimas exposições temporárias, podes consultar tudo no site online.
O Centro Pompidou tem a mais importante coleção de arte moderna e contemporânea na Europa. A cada ano, exposições monográficas ou temáticas são organizados pelo Centro Pompidou, que apresenta um rico programa de espetáculos de música, dança, teatro, performance e cinema que explora as interações entre as diversas disciplinas e as artes visuais.

Disneyland
Quer sejamos crianças ou não, passa pela cabeça de toda a gente visitar a Disneyland Paris, apesar de ser um parque de atrações e de entretenimento em Marne-la-Vallée, localizada 32 km do centro de Paris, é um parque extremamente emocionante e fascinante conhecer.
O parque é composto por alguns hotéis resort, um complexo de compras, alimentação e entretenimento e dois parques temáticos, o Disneyland Park e Walt Disney Studios Park.
O primeiro é dedicado ao reino da fantasia das personagens Disney; o segundo leva-nos aos bastidores do Cinema, da Televisão e da Animação da empresa.
Ambos os parques tem atrações para miúdos e graúdos, logo à entrada recolha o plano do parque e o programa, aconselho a visita a ambos e a fazer uso do FastPass ticket, que te permite passar à frente da fila. Atenção: Só algumas atrações têm esta funcionalidade.
Compra os bilhetes online antecipadamente e poupa algum dinheiro e tempo nas filas.

Palácio de Versalhes (em francês: Château de Versailles)
O Palácio de Versalhes é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, subúrbio de Paris. É cercado por enormes jardins,  com canteiros, estátuas, vasos, fontes e lagos. O objetivo dos jardins do Palácio de Versalhes tera de impressionar quem os visitasse, deviam exprimir através das suas fontes e estátuas a grandiosidade da França e do seu rei. Posso dizer que o objetivo foi cumprido!

Tal como utilizei a aplicação Visit a City para Nova Iorque , podes utilizar para organizar a tua próxima viagem, quer seja a Paris ou não. Basta seleccionar a cidade e já são sugeridos alguns planos, mas também podes criar o teu, é uma ajuda enorme porque à medida que vais inserindo os pontos de interesse a aplicação ajuda-te a encaixar essa visita no melhor dia e horário.

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *