Andar de bicicleta na cidade

Uma amiga de duas rodas com a qual podes contar para contornar as filas de trânsito intermináveis no caminho para o trabalho, passear e ainda fazer exercício. Andar de bicicleta é uma tendência com cada vez mais adeptos, especialmente nas grandes cidades.

Se antes ela era apenas companhia das horas de ponta, hoje em dia a bicicleta tem se vindo a transformar num meio de transporte ecológico com o qual podemos contar para nos levar a qualquer lado. E não é a chegada deste friozinho de Outono que te vai impedir de pedalares na cidade, por isso toma nota destas dicas para andares de bicicleta em segurança, sem perder o estilo e a paisagem.

1. Programa o teu trajeto
A não ser que já conheças de cor todas as ruas da cidade, se preparares a tua viagem antes de saíres de casa vais poupar tempo e esforço e sentir-te mais confiante! Se possível, evita as estradas mais movimentadas, as subidas mais íngremes (para não suares tanto) e tenta criar o melhor percurso para pedalares sem stress.

2. Veste roupa confortável
Numa viagem de bicicleta o conforto é fundamental, já que pedalar que também é uma forma de exercício físico. Para ser mais fácil pedalar até ao destino é essencial vestir peças folgadas e que deixem a pele respirar, por isso um look desportivo cai sempre bem. Em todo o caso, se algo correr mal há como tirar ferrugem da roupa rápido para salvar a indumentária.

3. Está prevenido
Uma pessoa prevenida vale por duas! Como o outono é uma estação instável, convém estares a par do estado do tempo ao longo do dia e teres à mão luvas, roupa impermeável, uma capa para a chuva e um corta vento. E se usares a bicicleta para chegar ao trabalho não arrisques pedalar com sapatos ou roupa formal – é preferível levares algumas peças numa mochila e mudares de roupa depois.

4. Mantem-te visível
Assinala bem a tua presença na estrada. No outono os dias são mais curtos e escuros, por isso investe num bom kit de iluminação para a tua bicicleta e vai verificando as baterias regularmente. Os coletes e casacos refletores também são fundamentais para seres identificado à distância – não são bonitos, mas a segurança tem de estar em primeiro lugar.

5. Conduz com cuidado
O outono é uma estação chuvosa, por isso tem atenção aos pavimentos escorregadios. Evita travar em cima de folhas molhadas, marcas de passadeira, carris e cuidado com a calçada portuguesa. Travar a fundo, virar repentinamente ou conduzir com pressa são meio caminho andado para quedas e deslizamentos E não te esqueças das regras básicas: usar capacete, investir em pneus próprios para piso molhado, ter atenção ao estado dos travões, sinalizar as mudanças de direção e manter-te a uma distância lateral segura dos carros.

Estas dicas vão ajudar-te a pedalar neste outono sem problemas! Sai de casa com tempo, aproveita o passeio, encara cada paragem como uma oportunidade para apreciar a paisagem e vais ver como chegas ao teu destino mais bem-disposto.

Artigo em colaboração com a Cleanipedia

Cycle like a girl Quote
Cycle like a girl

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *