E-Fit // Treino com eletroestimulação

Para quem ainda não conhece o Electro Fitness (E-FIT) é normal, só chegou recentemente a Portugal.
Um treino de electroestimulação é um treino de curta duração (25 minutos), mas muito completo e intenso.
O objetivo é que os estímulos elétricos cheguem às camadas mais profundas do músculo, aquelas que são mais difíceis de ativar com um treino normal.

É na verdade um treino “habitual”, onde os exercícios são feitos dentro de um “fato especial” ligado a uma máquina de vibrações que vai estimulando os nossos músculos todos, independentemente do tipo de exercício que estamos a fazer.
Por exemplo, se estivermos a fazer agachamentos, vamos sentir os nossos Bíceps, Tríceps, Abdominal e Lombar também a trabalhar.

Podemos também comparar este tipo de treino a um HIIT, porque acreditem que eu apenas fiz 15 minutos e transpirei bastante e fiquei cansada. O meu treino foi apenas de 15 minutos porque era uma aula experimental. Vi o anúncio deles no facebook e resolvi ir experimentar gratuitamente, mesmo assim tive direito a uma massagem no final com o famoso rolo.

Cheguei ao E-Fit de Saldanha à hora de combinada e foi atendida de forma bastante simpática onde me apresentaram o estúdio. O espaço é pequeno, mas acolhedor e só permite 2 treinos ao mesmo tempo (pelo menos para já).
Depois da pequena apresentação fui vestir o “body” que não é nada mais do que uma roupa de algodão justa ao corpo que pode ser adquirida ou alugada. Por cima disto é que vestimos o fato especial com elétrodos. Depois do fato ajustado somos “ligados à máquina” e são ajustados os estímulos, a tal vibração elétrica intermitente, de cada grupo muscular (gémeos, quadriceps, glúteos, lombar, abdominal, peito, bíceps e triceps). Devemos sentir uma espécie de cocégas, mas sem existir desconforto nos “choques”. Depois da intensidade ajustada demos início ao treino.

O treino não se baseia só nesses estímulos, ou seja, temos que realmente fazer exercícios e puxar por nós! Existem agachamentos, Press de Ombros, Abdominais, Burpees, Corrida Alta, Peso Morto, Flexões e muito mais! Este foi só o meu treino e sim, fiz isto tudo em 15 minutos! Por isso já podem perceber a intensidade do treino.

Os treinos são sempre realizados com um PT, são personalizados e individualizados, adaptados a cada um, e podem ainda complementar com um acompanhamento nutricional e avaliações físicas periódicas.
Aqui não existe mensalidade, existem sim sessões de treino e os preços das sessões variam consoante o “pacote” que escolherem. Por serem sessões muito intensas, a recomendação é de que se faça apenas uma sessão por semana.

É o treino ideal para pessoas que não tenham muito tempo porque apenas demora 25 minutos. Para além disso, basta leva runs ténis/sapatilhas e uma muda de roupa para depois do treino. O E-Fit fornece toalha de banha, toalha de treino, o body ( que tem que adquirir ou alugar) e o fato especial.
No balneário têm ainda acesso a secador de cabelo, shampoo, gel de duche e muitos outros produtos de higiene. Por isso, o saco gigante do ginásio pode e deve ficar em casa. Para aqui basta só o essencial.

E Funciona?
É essa também a minha dúvida e a qual não sei responder!
Mas atletas como Benzema ou Usain Bolt são adeptos deste novo método e o histórico de Avaliações Físicas de quem já se rendeu a este treino diz que sim, mas a dúvida permanece no ar.
Mais alguém já experimentou?

One thought on “E-Fit // Treino com eletroestimulação

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *