Detox do Verão: conhece os alimentos com poderes especiais

O verão é sinónimo de felicidade, festas com amigos, sunsets ao pé da piscina e saídas à noite. Agora – que isto das estações do ano faz mesmo sentido embora não pareça – o outono chega para contrabalançar. Com ele chegam dias mais curtos, mas também mais tempo passado em casa, um convite a uma rotina mais saudável e até a um regresso ao ginásio.

Estes alimentos servem para purificar e desintoxicar o teu organismo de forma natural, fazendo-o esquecer as tentações estivais.

Limões
Conheces o truque de adicionar umas gotas de limão num copo com água morna e beber todos os dias de manhãzinha? Se não sabias, experimenta! É uma ótima forma de limpar e preparar o teu sistema digestivo para o resto do dia.

Amêndoas
Ideais para levar como snack para o trabalho, um punhado de amêndoas por dia pode ajudar a limpar o organismo e o fígado a funcionar melhor.

Abacates
As qualidades do abacate já não são um segredo para quase ninguém, mas sabias que as suas propriedades antioxidantes e o facto de ser um alimento com imensa fibra fazem dele um ótimo aliado da tua dieta detox?

Espargos
O segredo dos espargos é que além de serem deliciosos e requintados são peritos a expulsar impurezas. Antioxidantes, anti-inflamatórios e bons aliados para combater o envelhecimento.

Gengibre
O gengibre não podia faltar nesta lista. Excelente aliado na digestão, acrescenta ainda as suas propriedades antioxidantes à tua dieta. Podes consumi-lo como chá ou até misturá-lo na sopa.

Beterrabas
Um superalimento que além de dar uma cor divertida às tuas saladas ainda contém propriedades anticancerígenas, ajuda a purificar o sangue e a desintoxicar. Rico em magnésio, ferro, zinco e cálcio – excelente parceiro na eliminação de toxinas.

Liberta a tua criatividade culinária e inclui estes alimentos com poderes especiais na tua dieta, criando novas sopas, saladas e batidos. Leva para o trabalho e convida os teus amigos a experimentar! Caso as tuas receitas façam sucesso, também é bom saberes algumas dicas de como poupar água a lavar a loiça em casa – visto que vais andar sempre com a marmita atrás.

Parece óbvio, mas nunca é demais lembrar que carnes vermelhas e comidas processadas, leite e derivados, pão e alimentos com trigo, doces e molhos, sal, café e bebidas alcoólicas são alimentos sem poderes mágicos. Ou seja, se queres levar a dieta detox a sério, o melhor é riscá-los da lista. Ainda mais se decidiste voltar ao ginásio ou praticar exercício ao ar livre por conta própria para te livrar dessas toxinas.

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *