Plano de treino para este outono: 5 dicas para ter sucesso

Quando o bom tempo dá o ar da sua graça é sempre uma corrida desenfreada para o ginásio, mas e depois do verão? Qual a motivação para continuar a praticar exercício físico agora que já não precisas de ir à praia?

Com a aproximação do outono, manter a motivação é essencial. Até porque o tempo estival é dado a alguns excessos: os almoços e jantares intermináveis, saídas à noite com amigos e comidinhas, digamos, menos saudáveis. O outono não deve ser para esconder os quilinhos a mais por baixo da roupa, mas sim para fazer um detox do verão e instaurar uma nova rotina e hábitos saudáveis. Que tal umas dicas para esse plano de treino outonal?

1. Aponta na agenda
Faz um plano semanal adaptado às tuas rotinas e intervalado com dias de treino e dias de descanso. Escreve esses dias (e horas) na tua agenda e segue esse plano à risca. Seja qual for a atividade que escolheres é importante não trocares os dias, nem falhares o treino. Um treino regular ajuda-te a perceber (e respeitar) o ritmo do teu corpo ao longo do plano.

2. Encontra o teu ginásio
Outono em Portugal ainda é sinónimo de dias não muito frios, por isso, o teu ginásio pode muito bem ser o parque ao lado de casa ou ruas mais calmas do teu bairro. Investiga os melhores trilhos para correr, caminhar ou andar de bicicleta e explora circuitos de manutenção perto de casa.

3. Usa roupa e calçado adequados (e giros)
As nossas lojas preferidas lançam coleções de desporto com peças cada vez mais bonitas e sofisticadas. O truque é aliar a estética ao conforto, apostando num look giro, mas confortável, não esquecendo a importância de calçar sapatilhas adequadas. Se preferes praticar exercício físico ao ar livre, é bom teres à mão algumas dicas para resolver nódoas associadas – por exemplo, como tirar ferrugem da roupa sem stress.

4. Arranja uma companhia de ginásio
Várias pessoas à tua volta partilharão a mesma vontade de começar a nova estação abraçando um estilo de vida saudável. Namorados, amigos, colegas de escritório – com companhia é mais fácil praticar exercício, até porque te obriga a sair de casa. Se preferes fazer deste treino de outono um plano mais solitário, vai partilhando o progresso com os teus amigos para manteres a chama da motivação acesa.

5. Estabelece um plano de alimentação a longo prazo
Parte do segredo para manter um plano de treino equilibrado e com resultados visíveis é optar por uma alimentação saudável. Escolher alimentos ricos em proteínas, cortar nos açúcares e hidratos de carbono são regras básicas, mas mais importante do que tudo isso é garantir que investes num plano alimentar a longo prazo e não desistes quando finalmente perdes aqueles quilinhos a mais.

O teu plano de treino não está a ter resultados? Lê este artigo para teres a certeza que estás a fazer tudo bem.

Artigo em colaboração com a Cleanipedia

Para ficares a par das novidades,
segue-nos no Facebook aqui
e/ou no Instagram @elacozinha,

Se quiseres entrar em contacto comigo envia-me um e-mail para elecozinhaelalava@gmail.com

One thought on “Plano de treino para este outono: 5 dicas para ter sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *