Porque é que não está a funcionar?

Categories Fitness e Cenas

Se não estás a conseguir atingir os teus objectivos, seja emagrecer e/ou ganhar massa muscular, deves fazer um “exame de consciência” para ver se estás MESMO a fazer tudo bem.
Vou só reforçar que não há maneira de conseguires aquilo que tu queres sem ser com uma alimentação saudável e “limpa”, por muito que treines. Simplesmente nunca vai acontecer!

Infelizmente, mesmo adquirindo novos hábitos, existe sempre uma infinidade de coisas que demoram a desaparecer e que podem sabotar os teus esforços.
Se achas que estás a seguir uma alimentação saudável, treinas e mesmo assim os resultados não aparecem, pode ser que um destes pontos seja o possível culpado.

1. Beber bebidas energéticas
Água reforçada com vitaminas e minerais pode parecer a opção inteligente, sobretudo porque são capazes de aumentar a performance, no entanto grande parte dela está carregada de açucares e é apenas adequada para quem tem um gasto energético enorme. Por isso, se não fores fazer a volta a França, o melhor é optar pela versão natural da água.

2. Barritas Proteícas
Maior parte das barritas são comercializadas como sendo “saudáveis”, mas algumas delas são muito pior que um pedaço de chocolate. Deves saber escolher as melhores barritas, por isso atenta ao rótulo e escolhe aquela com menor quantidade de açucar. Para garantires que não estás a levar uma “bomba” disfarçada, procura por uma que tenha 15 ou mais gramas de proteína e 3 ou mais gramas de fibra e o menor valor de açucar possível.

3. Beber demasiado Álcool
“Work Hard, Play Hard”, certo? Não podia estar mais longe da verdade. Beber com moderação é fundamental para não colocar todo o teu treino por terra. Para que o corpo evolua, a alimentação precisa ser constantemente saudável, o álcool acaba por prejudicar a absorção de grande parte dos nutrientes e desregular outras funções do organismo. Já para não falar da desidratação provocada!

4. Exercício Forçado
É importante encontrares atividades que gostas, sem pensar nas calorias que isso vai queimar, em vez de sofrer para fazer aquela aula que odeias. É preciso estar motivada!

5. Ou Tudo ou Nada
Fazes exercícios intensos até esgotares as energias. Como tudo na vida é preciso balancear o treino de forma adequada. Experimenta uma aula de HIIT e uma aula de pilates. Ficarás surpresa por ver como eles se apoiam.

6. Não descansar o suficiente
Descansar faz parte do processo. Dormir não está só associado ao níveis de energia. Na verdade é à noite que a “magia” acontece. Não só recuperamos energia, como também os nossos músculos recuperam do esforço realizado. Para além disso, dormir o suficiente (pelo menos 8h) pode ajudar-nos a controlar o apetite.

7. Não Cozinhar
Se não cozinhas o mais provável é que estejas a comer demasiados alimentos processados, começa a fazer um esforço por cozinhar. Quem cozinha acaba por comer mais saudável e consumir menos calorias. Se não gostas mesmo de cozinhar ou não sabes, tenta optar por versões saudáveis. Hoje em dia a oferta é tanta que não existe desculpa.

8. Não Beber Água
A água faz muito mais do que “matar” a sede. Vê aqui o post que fiz sobre os benefícios de te manteres hidratada durante o dia.

9. Focar apenas no Treino
Precisamos de estar fisicamente e mentalmente bem, para sermos capazes para atingir certos objetivos.
O stress pode estar a sabotar-te os resultados. Experimenta meditação ou Yoga para limpar a cabeça – a tua saúde mental é tão importante quanto a tua saúde física. Já para não falar da alimentação! (Ponto 7)

Ficar em forma é uma mudança a longo prazo, é uma mudança do teu estilo de vida. Por isso quantos mais hábitos saudáveis adotares, melhor te vais sentir.

1 thought on “Porque é que não está a funcionar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.