Fitness // Termos Técnicos

Categories Fitness e Cenas

Para quem está começar conseguir perceber tudo à primeira é um grande desafio. No início também me senti um pouco perdida, por isso, hoje o post é sobre alguns termos técnicos e conceitos chave utilizados no mundo do Fitness e da Nutrição Desportiva. Espero que ajude.

BF (Body Fat): Percentagem de gordura corporal. É a quantidade de massa do seu corpo que nada mais é do que gordura.

Bodybuilder: Fisiculturista, ou indivíduo que trabalha de forma séria no desenvolvimento e principalmente no desenho da sua musculatura. Pode ser profissional ou não.

Bulking – Fase em que ajustamos a alimentação e os treinos para ganhar massa muscular. Nesta fase faz-se uma dieta hipercalórica que tem duas opções:

Dirty Bulk – Sem preocupações de Hidratos ou de Gorduras.

Clean Bulk – Aqui o consumo de Hidratos de Carbono são contados à grama, por isso a gordura ingerida é muito menor que o Dirty Bulk e é mais fácil controlar o peso ganho.

Carga: Peso utilizado nos exercícios.

Cutting: Fase em que mudamos a dieta e treinos com um único objectivo: Secar. Perder gordura e definir os músculos que criamos em fase de Bulking.

Day Off: Dia de descanso, ou folga!

Drop Set: Técnica em que se realiza um exercício até a falha muscular, diminui a carga, e continua a fazer mais repetições até à falha novamente.

Estruturas Corporais:
biotipos-2

Ectomorfo – Um copo magrinho; Dificuldades em ganhar peso.

Mesomorfo – Um corpo mais definido; Facilidade em ganhar massa muscular.

Endomorfo – Um corpo com mais curvas; Dificuldades em perder peso.

como_funcionam_os_exerccios_isomtricos
Isometria
: Ato de manter uma contração muscular , com carga ou sem, mas sem realizar movimento. Ex.: Posição de agachamento encostado a uma parede.

Hipertrofia: crescimento/aumento muscular.

Índice glicémico: É um fator que diferencia os carboidratos. Está relacionado com a velocidade em que um alimento liberta açúcar na corrente sanguinea. Alimentos com índices glicêmicos altos tendem a libertar açúcar de forma mais rápida. Ddevemos optar sempre por alimentos com índices glicémicos baixos como por exemplo a batata doce.

Janela de oportunidade: Intervalo de tempo após o treino, em que o corpo atua com o máximo de absorção de nutrientes para se recuperar do desgaste físico. Varia entre 20 minutos até 1 hora após o treino.

Overtraining: Estado físico em que o corpo não consegue recuperar corretamente devido ao excesso de exercício sem o correto intervalo de descanso entre os dias de treino.

Macronutrientes: são os nutrientes que o nosso organismo precisa:

Proteína – Basicamente são todos os aminoácidos que o corpo precisa para crescer e recuperar.

Hidratos de Carbono – Nutriente cuja principal função é fornecer energia ao organismo. Dividem-se em 2 grupos:

HC Simples – São rapidamente absorvidos, o que não é bom nós, pois ficamos logo com fome. Também são conhecidos como açúcares.

HC Complexos – Estes levam mais tempo para serem digeridos e absorvidos, logo alimentam o organismo durante mais tempo.

Gordura – Além de fonte de energia, funciona como veículo de nutrientes, manutenção de células e absorção de vitaminas.

Metabolismo: É a rapidez com que o nosso corpo digere e absorve os alimentos (energia). Esta fase divide-se em duas funções que trabalham, na maioria das vezes, em conjunto:

Anabolismo: Acontece quando estás a dar ao teu corpo tudo o que ele precisa para que os músculos cresçam saudáveis e entrem em hipertrofia.

Catabolismo: É o contrário, acontece quando o músculo regenera. Isto não é necessariamente mau porque, para que os músculos cresçam ou tonifiquem precisam de “rasgar”, o que acontece em treinos de força. Nessa situação, durante o treino entras em Catabolismo, e depois dele acabar, quando repousas e te alimentas bem, aí sim… entras em Anabolismo.

Repetição: É o número de movimentos repetidos que serão realizados em cada série do exercício.

 

Série: Um exercício é dividido em várias séries, e cada série é dividida em várias repetições. Exemplo: 3 séries de 10 repetições.

Suplemento: Produto utilizado para fornecer algum tipo de substância natural extra ao organismo.

Super série: Exercícios conjugados, em que dois ou mais exercícios diferentes são realizados juntos, realizando uma série de um exercício em sequência da série de outro.

Termogénicos: são substâncias que têm a capacidade de acelerar o metabolismo, promovendo uma queima maior de calorias e reduzindo o apetite. ex.: Chá Verde, Canela, Gengibre, etc.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.