A batata doce está na moda por ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que trocado por miúdos significa que a sua absorção pelo organismo é mais lenta. Isto torna-a uma boa fonte de hidratos de carbono para todos, mas sobretudo para diabéticos e para quem quer perder peso.
Esta menina apresenta elevado valor nutricional, quando comparado com outros acompanhamentos como o arroz, massa ou batata. Rica em zinco, minerais , ferro e carotenos e é altamente versátil, tanto para pratos doces como salgados.
Por isso, podes consumi-la de várias maneiras:
Em farinha para pão, assada, cozida, em sopas, desidratada. Quando feita em puré é uma alternativa ao uso de ovos principalmente em massas de bolos. É só escolher, é à vontade do freguês!
No entanto, a melhor maneira consumir batata doce é de forma cozida com casca, onde consegues obter todos os benefícios da mesma.
A batata doce tem uma excelente capacidade para fornecer energia sem elevar muito o açúcar no sangue, daí ser popular no mundo do fitness. É importante referir que embora tenha muitos benefícios e auxilie no emagrecimento, é importante controlar o consumo batata doce ingerida, porque em excesso e sem a prática de atividades físicas, ela pode engordar como qualquer outro alimento consumido em demasia.
Os principais benefícios da batata doce para a saúde incluem:
- Auxiliar na queima de gordura e no ganha de massa muscular devido ao seu baixo índice glicêmico;
- Auxiliar no controle da diabetes;
- Fortalecer o sistema imunológico por causa da sua quantidade de vitamina A;
- Reduzir o colesterol ‘mau’;
- Auxiliar na digestão devido ao seu teor de fibras;
- Regular a pressão arterial;
- Fornecer energia para o treino;
- Atuar como antioxidante natural, ajudar na manutenção dos ossos e do tecido epitelial devido à vitamina A presente.
- Auxiliar na formação de colágeno;
- Previnir anemia.
Vejam aqui no blogue Operação Ano Inteiro a Receita de Muffins de Batata Doce que preparei em especial para os seus leitores. É de comer e chorar por mais. Não se acreditam? Espreitem lá!