10 Dicas fáceis para uma vida saudável by Jamie Oliver

Categories Fitness e Cenas

Gosto do Jamie Oliver, adoro o estilo dele, as receitas por serem fáceis e  por conseguir prepará-las quase sem técnica nenhuma. O 24Kitchen parece que adivinha porque cada vez que mudo de canal, ele está lá e eu fico a babar-me pelas receitas.
Decidi partilhar um artigo dele sobre dicas saudáveis, os primeiros passos. São definitivamente passos importantes nesta minha nova etapa e tal como ele diz a “Alimentação saudável é uma questão de equilíbrio”, por isso, devemos apreciar e saborear alguns miminhos e cometer alguns pecados, mas tudo com conta e medida. Não podemos abusar. Para além disso temos que nos sentir bem com as refeições que preparamos e comemos e aliar isso ao exercício físico regular. Outro aspecto bastante importante de quem não vive sozinho é que estas “refeições” têm que agradar os restantes. Tenho feito várias experiências cá por casa. Algumas (maior parte) já foram aprovadas por ele e tenho muita coisa para partilhar convosco!

Bem.. sem demoras, aqui ficam as dicas:

1. Cozinhar a partir do zero
É uma das melhores habilidades que pode aprender. Ela permite que tenha o controle completo do que se passa com os seus alimentos.

2. Um dieta equilibrada
Tenha como objetivo uma dieta equilibrada que contenha as proporções certas dos diferentes grupos alimentares.

3. Variedade é a chave – Coma um arco-íris
Encha a sua dieta com uma grande variedade de frutas, legumes, carnes magras, peixes, ovos, leguminosas, nozes, sementes, cereais integrais e alimentos baixos em matéria gorda. Quando se trata de frutas e legumes, cores diferentes fornecem ao seu corpo os nutrientes de que necessita para ficar forte e saudável – não é apenas “verdes” que são bons!

4. Entenda o que está a comer
Faça um esforço para saber mais sobre o alimento que está a comer e como ela afeta o nosso corpo.

5. Comer calorias nutritivas
Garante que maior parte da sua energia advém de alimentos com calorias nutritivas, estas são capazes de encher o corpo com nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, fibras e gorduras boas.

6. Nunca pule o pequeno-almoço
É com o pequeno-almoço que se começa o dia e é ele que desperta o nosso metabolismo e ajuda a acordar e a ficar alerta durante todo o dia. Certifique-se sempre de comer um pequeno-almoço nutritivo e torná-lo saudável

7. Leia as letras pequenas (rótulos)
É importante ler a embalagem corretamente. Esteja consciente das doses diárias recomendadas e leiam atentamente a parte do açúcar, sal e gorduras saturadas.

8. Beba mais água
A água é uma parte essencial da sua dieta. Beba muita água e evite bebidas gaseificadas, bebidas energéticas ou sumos com adição de açúcar. Coma as suas calorias, não as beba.

9. Mantenha-se activo
O exercício físico é um fator extremamente importante na manutenção da sua saúde, por isso tente ser tão ativo quanto puder.

10. Durma bem
Certifique-se de dormir o suficiente – é uma parte essencial de ser saudável e afeta diretamente o quão bem estamos para aprender, crescer e agir na vida. Enquanto estamos dormindo, os nossos corpos têm uma importante função de “reparação”.

Fonte: 10 Easy Tips do Live By

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.