Beber água

Uma das grandes mudanças para uma vida saudável foi exatamente esta, começar a beber mais água. Mas o idiota que se lembrou disto não devia ter uma bexiga do tamanho da minha, de certeza. Ter que correr de 5 em 5 minutos para a casa de banho não dá com nada.

Afinal, porque é que devemos beber água? (ora aqui vai uma lista)

  • Ajuda na perda de peso: a água não tem calorias, nem açúcar, nem gorduras, nem carboidratos. Por isso troquem os refrigerantes por água e vão ver logo a diferença.
  • Sensação de Saciedade: Na maior parte das vezes que achamos que estamos com fome estamos na verdade com sede, por isso ingerir água quando estiver com fome ajuda a emagrecer – pois comemos menos;
  • Energia: beber água evita que fiquemos desidratados, que causa cansaço físico, fadiga, tontura, fraqueza muscular entre outros sintomas.
  • Pele saudável: pessoas que ingerem água em quantidades adequadas todos os dias tem a pele e os cabelos mais bonitos, logo têm uma aparência de saudável;
  • Problemas digestivos: para que nosso sistema digestivo funcione corretamente é preciso que se tome água.
  • Limpeza: a água ajuda a eliminar as toxinas e resíduos do corpo;

Quanta água?
É aqui que a maior parte das opiniões de dividem, mas vou partilhar aquela que considero mais “correta” :

Nós conseguimos repor maior parte da quantidade de água que perdemos ao longo do dia através dos alimentos que ingerimos. Mas isso também depende bastante do nosso tipo de alimentação. Conseguimos repor parte desta quantidade através dos alimentos que ingerimos. Assim sendo, se a alimentação for constituída maioritariamente por alimentos pobres em água, deve-se beber cerca de 2 litros de água por dia.

Truques para começar a beber mais água, o ideal é ingerir água várias vezes ao dia, não tudo de uma vez só, por isso:

  • Coloque um copo ou uma garrafa de água na sua mesa de trabalho.
  • Pode inclusive deixar um copo na sua mesinha de cabeceira para começar a hidratar o corpo logo ao acordar.
  • Crie um lembrete: no telemóvel, computador ou tablet, para que de hora em hora (pelo menos) .
  • Substitua os refrigerantes  e bebidas alcóolicas por água. Comece devagar: tente pelo menos tomar metade desses líquidos que ingere normalmente e a outra metade substitua por água;
  • Invista em um filtro: normalmente fica mais barato a longo prazo do que continuar comprando garrafinhas. A minha garrafa com filtro é da Bobble e estou bastante satisfeita.

23751_135090949981081_888541576_n

 Sumos naturais também são excelentes substitutos de refrigerantes (não lhes adicione um pacote de 1kg de açucar e fica tudo bem). Mas consumir água só faz bem. Ficas hidratado, com o sistema regulado e não tem preço ( ou pelo menos é bem mais barata que um refrigerante)!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *